Inclusão Digital em Alagoas

O Estado de Alagoas está inovando no modo de promover a inclusão digital. O principal recurso de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) disponível para a promoção da inclusão digital é o telefone celular, ou ainda, "os computadores de bolso". Hoje é possível executar várias atividades come estes "mini-computadores", como trocar mensagens de texto, e-mails, realizar cálculos, utilizar jogos, entre outros.
Em Alagoas, a densidade da telefonia celular já chega a 40,49% da sua população, cerca de 1.238.000 de telefones habilitados. Além disso, a taxa de crescimento da telefonia celular no Estado cresce mais de 20%.Diante destes números, não nos restam dúvidas de que a telefonia celular é o canal mais efetivo para a promoção da Inclusão Digital em Alagoas e no Brasil.
O Cidadania móvel é o projeto do Estado de Alagoas para a promoção da inclusão digital via celular. O Cidadania Móvel atua na disseminação de serviços e informações de governo do Estado de Alagoas através de dispositivos móveis. O projeto prevê a criação de uma plataforma serviços eletrônicos, cujo meio de disseminação de aplicações e informações são as plataformas de telefonia e aplicações móveis, como telefones celulares e PDA´s.Este projeto pretende oferecer um conjunto de aplicativos e serviços de governo móvel nas mais diversas áreas de atuação do Estado de Alagoas.

cvccc.jpg

Existem também projetos não-governamentais de inclusão profissional e digital como o oferecido pela Ápice Consultoria. O projeto Crédito Educacional ,que será desenvolvido em Arapiraca, nasceu tendo como sustentação filosófica, a necessidade de formatar um treinamento para as pessoas desprovidas de conhecimento no mundo profissional e digital.Então, percebemos que apesar dos esforços do Governo, do Município e do Estado em cumprir seu papel de capacitação profissional e digital, ainda existem lacunas que precisam ser preechida pelas impresas privadas e pelos próprios cidadãos.

Para saber mais sobre a situação da inclusão digital em Alagoas:

Robson Paffer- Estado desenvolve Projeto Alagoas Inclusão Digital
http://www.itec.al.gov.br/sala-de-imprensa/entrevistas/2007/robson-paffer-estado-desenvolve-projeto-alagoas-inclusao-digital/

Alagoas tem recursos assegurados para o Programa de Inclusão Digital
http://www.pgf.al.gov.br/modules.php?name=News&file=article&sid=650

Projeto Alagoas Inclusão Digital
http://www.assespro-al.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=58&Itemid=2

Kátia Born assume Secretaria de CT&I de Alagoas: “Vamos desenvolver projetos que promovam a inclusão digital de todos, como o principal norte de nosso trabalho”
http://www.confies.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=21

“A inclusão digital, por exemplo, é o projeto-mãe para desenvolver Alagoas. Vamos colocar 102 telecentros nos municípios alagoanos, preparar mão-de-obra e capacitar professores para trabalhar, por exemplo, com educação a distância. O complexo Benedito Bentes, em Maceió, será o primeiro a receber seu telecentro”.
http://www.alemtemporeal.com.br/interno.php?cod=88&pag=eventos

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License